1910
No começo do século 20, a receita chinesa ganha espaço no Japão. Dizem que chefs chineses que foram trabalhar na capital do país, Tóquio, ajudaram na popularização.
 
1958
O empresário tailandês Momofuku Ando, fundador da Nissin, inventa a versão instantânea, em Osaka. Ele viveu até os 96 anos e dizia comer o produto todos os dias. Em 2008, uma estátua em sua homenagem foi inaugurada na cidade japonesa.
 
1971
O macarrão tipo lamen instantâneo é lançado nos Estados Unidos, como o nome “Oodles of Noodles”. Um ano depois, o produto passa a ser vendido com o nome “Cup Noodles”, o que ajudou a melhorar as vendas.
 
1994
É inaugurado o primeiro museu dedicado ao miojo, na cidade de Yokohama, com uma área que reproduz cenários de Tóquio em 1958, data da criação do macarrão instantâneo.
 
2004
É inaugurado em Nova York um restaurante dedicado a pratos com miojo, o Momofuku Noodle Bar. A ideia foi a de transformar a imagem do prato em algo gourmet. Até hoje faz sucesso.
 

2008
O macarrão vira título de filme, com a atriz Brittany Murphy. The Ramen Girl foi lançado no Brasil com o nome O sabor de uma paixão e conta a história de uma garota que viaja para Tóquio para reencontrar o namorado, mas é abandonada. Ela, então, decide se transformar em uma chef de cozinha. A popularidade do macarrão instantâneo cresce ao longo dos anos e se transforma em refeição oficial de estudantes. Em 2008, 94 bilhões de pacotes foram vendidos.
 


2012
Restaurantes dedicados a receitas diferenciadas com miojo existem em vários estados americanos, incluindo os mais tradicionais. E chefs locais incrementam os pratos, que não lembram uma refeição que pode ser comprada pronta.
 
2013
É criada uma tigela para comer miojo que possui espaço para encaixar o iPhone. Batizado de "Anti-Loneliness Ramen Bowl" (Tigela de miojo anti-solidão) foi patenteada por empresa americana.