Algumas dicas para vocês não errarem na medida na hora de prepararem a ceia deste natal.
Pratos de entrada:
Para pequenos petiscos como uma bruschetta, devemos calcular em média 5 porções por pessoa.
Pratos Principais:
Para o prato principal da ceia, que normalmente são carnes, como peru, pernil,tender e chester, a média é de 250g de carne por pessoa. Lembrando que uma peça tradicional de pernil por exemplo serve 10 pessoas.
Acompanhamentos:
Depende muito do que for servido. O arroz, por exemplo, deve ser, em média, 4 colheres de sopa por pessoa. Já a farofa, bastam 2 colheres de sopa por pessoa. A tradicional maionese ou salada de batatas, 1 colher de sopa.
Sobremesa:
Há muitas receitas que combinam com essa ocasião, mas vale a pena apostar em porções individuais para render mais.Calculando que cada convidado possa repetir pelo menos uma vez, faça duas porções por pessoa e abuse das frutas.
Bebidas:
A quantidade de garrafas dependerá do número de convidados. Uma garrafa de vinho serve 6 pessoas, uma de cerveja 3 pessoas. Já o refrigerante, deve-se calcular 500 ml por pessoas. O cálculo é feito sob o total de convidados, sem levar em conta o gosto de cada um.
fonte: guia oba de natal
21/12/2012
17/12/2012
Natal pelo Mundo
Estados Unidos
fonte:http://www.ofner.com.br/index.php?view=natal-e-seus-simbolos
Na véspera de Natal, vizinhos se unem para cantar "Christmas Carols" (cancões de Natal), mostrando o espírito de confraternização As crianças penduram meias na lareira e na manha do dia 25 de dezembro abrem os presentes tao sonhados. O prato típico americano é o peru recheado, acompanhado de frutas tropicais.
Japão
O Natal no Japão é cheio de significados e a troca de presentes fortemente apreciada pelos japoneses. As crianças adoram conhecer a história do nascimento de Jesus numa manjedoura, porque é quando travam contato com a ideia de "berço" já que os bebes japoneses não dormem neles.
Índia
Os cristãos na Índia decoram pés de manga e bananeiras no Natal. Algumas pessoas decoram suas casas com folhas de manga, Em partes da Índia, pequenas lâmpadas de argila são acesas com óleo e servem também para decorar a casa.
China
As casas são enfeitadas com lanternas e árvores de Natal, com correntes e flores de papel. As crianças penduram meias e esperam pelo Papai Noel. Já que a maioria dos chineses não é cristã, a maior celebração do inverno é o Ano Novo Chinês, no fim de janeiro. Nessa data as crianças recebem roupas e brinquedos novos e são servidos pratos especiais.
Itália
A principal entrega de presentes é no dia 6 de janeiro, em lembrança a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. As crianças esperam a visita da Befana que traz presentes para os bons e castigo para os maus meninos. De acordo com a lenda, os três Reis Magos pararam durante a ida até Belém e pediram comida e abrigo a uma velha senhora. Ela negou ajuda e então eles seguiram a viagem com fome e cansados. A velha senhora sentiu depois um aperto no coração mas os Reis Magos já estavam muito longe. A lenda conta que a Befana ainda vaga pelo mundo procurando o menino Jesus e tem várias formas: uma rainha, uma fada, uma velha ou uma bruxa.
Suécia
As festas de Natal começam no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau. Nesse dia, as crianças escrevem suas cartas de pedidos que São Nicolau troca por um saquinho de balas ou nozes. Os presentes chegam no dia 25. Na noite de Natal, a filha mais velha se veste de branco com uma faixa vermelha amarrada na cintura e uma grinalda de folhas verdes com sete velas acesas na cabeça. Ela leva cuidadosamente café e bolinhos para cada membro da família aos seus quartos.
Belém
Em Belém, a cidade onde Jesus nasceu, o Natal é comemorado com peregrinos e tribos árabes da região, que se ajoelham na cripta da capela dos franciscanos para adorar um berço. Segundo a tradição, esse é o berço de Jesus, que é conservado na igreja e apenas montado na noite de 24 para 25 de dezembro. Depois que termina a missa, os franciscanos oferecem uma ceia aos peregrinos: apenas pão preto acompanhado de vinho.
Assinar:
Postagens (Atom)