- Cheire o peixe: este deve ter um aroma 'de mar' fresco e limpo, próprio do peixe. Odor muito forte é uma indicação que o peixe está velho ou de que não foi manuseado e armazenado de forma adequada.
- Passa a mão pela pele: esta deve ser lisa e úmida. As escamas, se houver, devem estar bem presas ao corpo e brilhante.
- Verifique os olhos: devem estar claros e arredondados. À medida que o peixe fica velho, os olhos começam a perder umidade e afundam.
- Cuidados na compra: observe se o peixe está conservado adequadamente no momento da compra, não sendo aconselhável adquiri-lo se estiver fora do gelo, exposto ao sol ou a insetos.
- Verifique as guelras: devem ter cor vermelha ou castanha, sem traços de coloração cinza ou marrom, e devem estar úmidas e frescas. O tom exato de vermelho vai depender do tipo do peixe.
- Aperte a carne: deve estar firme e elástica; se ficar marca visível do dedo, o peixe não está fresco.
-Verifique a barriga: não deve haver sinais de 'queimadura'- manchas ocorrem quando as vísceras não foram retiradas logo; as enzimas do estômago começam a comer a carne, fazendo com que esta descole dos ossos. A carne não deve apresentar quebras ou rasgos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário