Como foi inventado o cachorro-quente?
Ninguém sabe ao certo como surgiu a combinação de pão, salsicha e catchup, mas a história mais antiga, de 1852, é de que um açougueiro de Frankfurt, na Alemanha, decidiu batizar as salsichas que fabricava com a raça de seu cão, chamado de “dauchsund sausage”. A invenção fez sucesso em nova York e, em 1906, Harry Mosley Stevens resolveu vendê-las quentinhas dentro de um pão para quem fosse assistir aos jogos de beisebol. Logo, a ideia ganhou o nome conhecido até hoje: hot dog.
Como foi inventado o pastel?
Nem todo mundo que prova um pastel de feira sabe que sua origem vem dos tradicionais rolinhos primavera, de origem chinesa. Durante viagem ao Oriente no início do milênio, os jesuítas levaram a receita secretamente a Portugal. Na volta, eles mudaram os ingredientes e o transformaram em um quitute doce, feito com ovo e recheio de amêndoas. Por esse motivo, pastelaria significa doceria no país.
Como foi inventado o pão de queijo?
Quentinho, cheiroso e ideal para o café da manhã, o pão de queijo é uma tentação. De acordo com o livroHistórias, Lendas e Curiosidades sobre a Gastronomia, não se sabe ao certo a origem da especiaria. Segundo os estudiosos, a receita existe desde o século 18, quando as cozinheiras de fazendas mineiras faziam biscoito de polvilho usando a goma vinda da mandioca. Depois, a receita foi aprimorada com gordura de porco, ovo, leite, manteiga e queijo, que, aos poucos, incorporou-se ao biscoito, moldado sob a forma de pequenas bolinhas e, finalmente, assado em forno à lenha. No entanto, a delícia típica da culinária mineira tornou-se popular apenas em 1930, graças à vovó Arthêmia, de Uberlândia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário