29/11/2013

Mousse refrescante


Que tal uma sobremesa refrescante para esse verão? Essa sobremesa  além de ser rápido ela é rica em vitamina C que é um excelente aliado no combate a gripe.

 Mousse de acerola


Foto: Mousse de acerola



Ingredientes:

 300 ml de suco de acerola (eu usei a fruta batida no liqudificador com água e coei)
1 caixa de leite condensado
1 caixa de creme de leite
1 pacote de gelatina incolor

Modo de preparo:

1- Prepare a gelatina de acordo com as instruções da embalagem.
2- No liquidificador bate o creme de leite, o leite condensado e o suco, por aproximadamente 2 minutos.
3- Adicione a gelatina e bata por mais  3 minutos.
4- Coloque em um recipiente e leve pra gelar até firmar.

28/11/2013

Curiosidades sobre cupcake

* O intuito dele é servir apenas uma pessoa.
* Foram encontradas receitas impressas datadas do final do século 18.


* O cupcake mais caro do mundo custou 150 mil dólares, pois era decorado com diamantes.
* O menor cupcake do mundo tinha 3cm de altura.


* O comedor de cupcake mais rápido do mundo devorou 29 cupcakes em 30 segundos apenas.
* A primeiras padaria a ficar famosa por seus cupcakes foi a Magnolia Bakery em Nova York quando apareceu na série Sex and the city.



27/11/2013

Brigadeiro de amarula

Mais uma vez atingimos nossa meta no facebook de 300 curtidas.. E como prometid opostei a receita do famoso brigadeiro de amarula ( na minha casa fez um enorme sucesso) e resolvi colocar aqui para vocês também espero que gostem. Próxima meta será de 500 likes... Vamos lá?  
https://www.facebook.com/EGastronomie


Brigadeiro de amarula
Ingredientes:


1 caixa de leite condensado
150g de raspas de chocolate meio amrgo
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
70 ml de Amarula




Modo de preparo:


Misture todos os ingredientes, menos a Amarula, em uma panela pequena e cozinhe em fogo baixo.
Mexa sempre, e deixe cozinhar devagar até engrossar, e um pouco antes de chegar no ponto de soltar da panela, despeje a Amarula misturando bem até ficar homogêneo;
O ponto é quando a massa toma consistência pesada e desgruda do fundo da panela.





Whoopie Pie

Os Estados Unidos são conhecidos pelos doces que, além de deliciosos, têm receitas super simples e rápidas de fazer! Com a Whoopie Pie não é diferente, mas a sua história remonta a muito antes do fast food. Diz a lenda que as mulheres amish faziam o doce e colocavam na lancheira dos seus maridos quando eles iam para a fazenda, e quando os sortudos encontravam as delícias, gritavam "WHOOPIE!". Outra versão conta que elas foram feitas com as sobras de algum bolo. Qualquer que seja a verdade, são maravilhosas e de preparo rápido.



26/11/2013

Brigadeiro de cerveja



O que diferencia o brigadeiro gourmet do brigadeiro comum é a materia prima utilizada no seu preparo. O verdadeiro brigadeiro gourmet pede ingredientes de primeira qualidade, chocolate importado, leite condensado e manteiga de boas marcas. Os confeitos perfeitos são imprescindíveis nessa nova versão do brigadeiro, além disso novos sabores foram criados trazendo assim outras experiências para o paladar. O modo de preparo é o mesmo do antigo, porém na versão gourmet a apresentação e o sabor são incomparáveis, as embalagens complementam e ressaltam o diferencial dos brigadeiros gourmets. Esse brigadeiro que colocarei a receita, está em uma versão simples, logo mais postarei um outro num versão melhor.



Brigadeiro gourmet de cerveja


Ingredientes:




1 caixinha de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
1 lata de cerveja ( sua escolha)







Modo de preparo
1- Colocar a cerveja em uma panela e levar ao fogo para reduzir, deixar ferver até atingir 150 ml (quase um copo de requeijão)
2-Deixar a cerveja esfriar.
3- Em uma outra panela coloque o leite condensado, a manteiga e a cerveja já em temperatura ambiente ( nem muito fria nem muito quente)
4-Misture tudo em fogo baixo até chegar no ponto do brigadeiro que você desejar (colher, copinho, bisnaga ou de enrolar)
5- Sirva e decore do seu jeito

25/11/2013

06/11/2013

Curiosidades

Etiquetas Gastronômicas

- Na era Vitoriana, homens e mulheres sentavam-se separados, em lados opostos da mesa.Paulatinamente, a exemplo de que era de praxe no continente, adotou-se a maneira se sentar os convidados alternando homens e mulheres. Tal prática era então chamada de dining promiscously.
 Ao final da sobremesa, as senhoras se retiravam da sala de jantar para o banheiro por eufemismo denominado powder room ou para outra sala onde era servido chá. Os homens permaneciam à mesa para os brindes e, eventualmente, as conversas picantes.
 Essa reunião masculina muitas vezes se prolongava e o efeito diurético do champagne e dos outros vinho podia se manifestar. Por isso havia, num compartimento do aparador ou por de trás das cortinas, urinóis para quem os necessitasse. Os cavalheiros podiam, assim, se aliviar sem ter que interromper a conversação!
Ps.: Powder Room, significa "Quarto de se empoar" ( ato de passar pó branco no rosto)
Fonte: Livro " De caçador a gourmet" de Ariovaldo Franco

- Na Roma antiga as refeições eram divididas em 3 etapas:
 O desjejum romano, o jentaculum se resumia a um pedaço de pão umedecido em vinho ou comido com mel, queijo, ou azeitona.
Inicialmente, a cena , refeição principal, era servida por volta de meio dia. Quando a cena começou a ser servida mais tarde, foi introduzida uma outra refeição o prandium ou almoço. Mais frugal que a cena, o prandium podia consistir de pratos frios e de sobras da véspera. Quase nunca era acompanhado de vinho. Depois do prandium, principalmente no verão, era comum uma breve sesta.
Fonte: Livro " De caçador a gourmet" de Ariovaldo Franco

- Na Espanha da Idade Média, almoçava-se entre nove e dez horas da manhã, e o jantar era por volta das três da tarde. A maioria das pessoas se limitava a estas duas refeições.Entre nobres castelhanos do século XIII, entretanto mencionam-se cinco refeições: almuerzo pela manhã, yantar ao meio dia, merienda, à tarde, cena ao fim do dia e zaborar à noite.
 Na alimentação da aristocracia predominavam as carnes assadas. As receitas dos manuscritos da época são sobre tudo de pratos destinados a acompanhar e a realçar os assados, muitos destes acompanhamentos eram moídos em almofariz para serem comidos com colher.
Fonte: Livro " De caçador a gourmet" de Ariovaldo Franco

- Em um banquete chinês, geralmente não se serve arroz. Sua ausência é um sinal de que o anfitrião ofereceu tão ampla variedade de alimentos que seu convidados não necessitam do arroz cotidiano.
- Também na china, o uso de palitos para comer é sinal de boa educação, em contraste com o comer dos dedos. Não se usa faca de mesa, pois cortar e picar são tarefas para cozinheiros e seus auxiliares, nunca feitas à mesa.Fonte: Livro " De caçador a gourmet" de Ariovaldo Franco

- Num jantar japonês, os convidados não se servem de saquê. Servem-se uns aos outros, jamais a si mesmos. Ao ser servida, uma pessoa não deve deixar seu copo sobre a mesa e sim, levantá-lo em direção à garrafa. Com esse gesto, demonstra ter percebido a deferência de que foi objeto, antes de agradecê-la.Fonte: Livro " De caçador a gourmet" de Ariovaldo Franco