18/09/2014

Salada

 
 
Bom, algumas ideias para montagem das saladas:
 
 
Primeiro: uma base de folhas.
 
 


Segundo: legumes.


 
 
 
Terceiro: fruta pra quem gosta de um toque doce na salada.
 
 
 
Quarto: complementos diversos, queijos, castanhas, frutas secas, proteínas (ovos, frango, carne).
 

 
https://www.facebook.com/EGastronomie


16/09/2014

Livro

 
Meu livro do momento, pode até parecer ironia ler um livro desse e estar em uma dieta. Porém meu objetivo não é exclusivamente emagrecer, e sim melhorar minha saúde. Sou contra a eterna busca do corpo estilo barbie, uma mulher não deve querer parecer uma boneca de plástico. Também sou contra aquelas dietas malucas de cortar grupos da pirâmide alimentar, uma vez que todos os grupos possuem uma função em nosso organismo, e muitas mulheres que fazem essas dietas malucas acabam engordando novamente. Eu sou a favor da mulher se sentir bela não importa o número que a balança mostra, infelizmente nossa sociedade não é assim. Se você está querendo emagrecer por motivos de saúde sou favorável a reeducação alimentar, onde você irá aprender a  comer novamente, em quantidades adequadas e em formas adequadas, e claro associar a atividade física, o que é fundamental pra uma boa saúde tanto física quanto mental.
 
 
 
 
https://www.facebook.com/EGastronomie

Informação

 
 
Pura realidade, porém eu ainda sou a favor de redução da quantidade e não a retirada total de algum grupo da pirâmide alimentar

 
 
https://www.facebook.com/EGastronomie

15/09/2014

Beneficios da pera

E hoje estou feliz, consegui eliminar 1,5 kg. Não sei se chegarei nos 5kg mas os 3kg estão cada vez mais perto. Nesse final de semana levei meus cachorros pra participarem de um evento de caminhada canina, foi divertido e ainda gastei minha energia e a deles kkk. Mas vamos ao que importa mais uma dica pra quem quer continuar emagrecendo ou simplesmente levar uma vida mais saudável. Vamos falar dos benefícios da pera.



A pera é, sem dúvida, uma das frutas mais benéficas e saudáveis que existem, um tesouro de refrescantes propriedades que você não pode deixar escapar. Peras vermelhas, verdes, amarelas… Existem de muitas categorias, e todas são igualmente saudáveis. Fonte de água, fibra, vitaminas e minerais.

Benefícios

As peras dispõem de vitaminas A, B, C e E, ácido fólico, fibra, potássio, sais minerais, açúcares, iodo, ferro e cálcio. São um complemento vitamínico perfeito para começar o dia, e frequentemente recomendada  como uma fruta indispensável para o café da manhã.

  • São antibacterianas. Graças aos seus taninos e ácido cafeico que nos protegem de infecções e doenças.

  • Combate os radicais livres. Já sabemos que: os radicais livres são elementos  prejudiciais que atacam nossas células provocando o envelhecimento. As peras são ricas em antioxidantes.  Além disso, é fantástico  o seu alto conteúdo de vitamina C, quase 13%, assim como seus valores de vitamina K.

  •  Regula a circulação sanguínea e evita os derrames cerebrais. A fibra presente nas peras, em  grandes quantidades, ajuda a eliminar sais biliares e a reduzir o chamado colesterol ruim.  E mais, existem vários estudos que dizem que comer uma pera por dia reduz  50% a chance de sofrer um derrame cerebral.

  • Previne o câncer. Sua alta quantidade de antioxidantes, em Vitamina C, em fibra e seu conteúdo em ácido fólico ideal para a construção celular, as tornam um excelente protetor para vários tipos de câncer. De fato existem várias pesquisas que falam de como as peras podem ajudar a eliminar as substâncias químicas cancerígenas que se acumulam no cólon. Também é um excelente mediador para as mulheres na idade da menopausa, protegendo-as contra o câncer de mama.

  • Alivia a constipação. Graças ao seu alto teor de fibra e suas propriedades para desintoxicar são um excelente modo de favorecer nosso intestino e de proteger nossa flora .

  • Regula as digestões pesadas. Se você costuma sofrer na hora de fazer a sua digestão, e se sente inchado, pesado e com gases, não hesite em tomar, por exemplo, um suco de pera ou comê-la. Seu conteúdo à base de pectina é muito bom para evitar estes efeitos da má digestão.

  • https://www.facebook.com/EGastronomie

    12/09/2014

    Dica

    Sei que disse que colocaria neste post itens que não podem faltar na sua salada, mas pesquisando encontrei uma matéria mais interessante e vou dizer com vocês.

    12 hábitos para emagrecer e não engordar nunca mais


    1º semana: água antes de comer 

    Você já sabe que o corpo precisa de oito a dez copos todo dia. O truque é quando tomar. Anote: dois copos de água uma hora antes do café da manhã, do almoço e do jantar. Antes de cada lanche, mais um copo. "Nosso corpo nem sempre identifica bem a sede", diz Kristine Clark. "Por conta disso, às vezes confundimos a falta de hidratação com fome e exageramos na comida." 
     
    Tática: você pode deixar lembretes do tipo "não se esqueça da água" na agenda ou na caixa postal do celular. Manter uma garrafinha cheia na mesa de trabalho ou na bolsa dá certo. 
     

    2º semana: café da manhã todos os dias

    Pesquisas comprovam que quem toma um café da manhã nutritivo corre menos risco de comer feito uma leoa nas outras refeições. Além disso, você garante mais pique e concentração. Uma fruta, uma xícara de café com leite desnatado e uma fatia de pão integral com presunto magro ou peito de peru é uma ótima pedida para começar bem o dia. 
     
    Tática: se não tem apetite quando acorda, comece com a fruta e, aos poucos, acrescente outros alimentos. Quem vive correndo pode optar por produtos prontos e saudáveis, como iogurte desnatado, suco light de caixinha, torrada integral e barrinha de cereais. 
     

    3º semana: mais refeições

    "Quem divide o que come em cinco refeições por dia acelera o metabolismo entre 5 e 15%", diz a nutricionista Heloísa Guarita, especialista em fisiologia do exercício. Imagina se você ainda maneirar nas porções: é emagrecimento na certa, porque você evita os picos de fome. 
     
    Tática: o ideal é comer a cada três ou quatro horas. Se você toma o café da manhã às 7 h, faça um lanche às 10 h, almoce às 13 h, lanche às 16 h e jante às 20 h. 
     

    4º semana: refrigerante uma vez por semana 

    Aproveite que você já adquiriu o hábito de beber mais água e reduza o refrigerante, que não acrescenta nada de bom ao organismo. Light ou normal, tanto faz: consumidos com a comida, diluem o suco gástrico e prejudicam a digestão. 
     
    Tática: nas refeições, tome no máximo meio copo de água. No barzinho ou no restaurante, vá de sucos pouco calóricos, como maracujá e limão com adoçante. 
     

    5º semana: mais fruta, menos fome

    As frutas frescas são cheias de vitaminas, minerais e fibras. Ou seja, alimentam e enganam a fome. Coma de três a quatro porções por dia, variando os tipos e inclua sempre uma cítrica (laranja, mexerica, limão) para melhorar a absorção do ferro presente nos outros alimentos. 
     
    Tática: substitua o doce da sobremesa por uma fruta e economize um montão de calorias. Se detesta fruta, comece com as desidratadas, que são bem docinhas. 
     

    6º semana: a vez dos integrais

    Seu organismo consome mais calorias para digerir os produtos integrais do que os refinados. Quer mais? As fibras presentes especialmente nos grãos e nas farinhas integrais melhoram o funcionamento do intestino, varrem as toxinas do corpo e aumentam a sensação de saciedade, já que tornam a digestão mais lenta. 
     
    Tática: troque o pão branco pelo integral, de centeio ou de aveia, de preferência light. Depois, faça o mesmo com o arroz e o macarrão. Acrescente grãos (soja, cevadinha, grão-de-bico) nas saladas; aveia nas sopas; granola no iogurte; gérmen de trigo nos sucos ou nas frutas picadas. 
     

    7º semana: chocolate pela metade 

    Esse é o tipo de alimento que na medida certa faz bem: a todo momento surgem estudos comprovando que o polifenol, substância presente no chocolate, protege o coração, reduz o colesterol ruim, combate o envelhecimento precoce. Em excesso, a gente já sabe: vira pneuzinho.
     
    Tática: em vez de comer uma barra inteira, coma metade mais uma maçã ou uma fatia de mamão. A fruta vai ajudá-la a chegar a um Alpino por dia. Barrinhas de cereais e frutas secas cobertas com chocolate (tipo Supino) também matam o desejo e têm inúmeras calorias a menos. 
     

    8º semana: lanches mais saudáveis 

    A mania de comer biscoito, bala e docinhos o tempo inteiro arrasa qualquer silhueta. Veja só: 1 bombom + 50 g de ovinhos de amendoim + 3 balas + 3 biscoitos recheados = 553 calorias, mais de 1/3 do que deveria consumir num dia inteiro. 
     
    Tática: se você ama doce, na hora do lanche procure trocar o biscoito recheado por ameixa, banana ou damasco seco. Se não vive sem salgado, vá de sanduíche de pão integral com presunto magro. Outras opções gostosas: iogurte light com frutas; um punhado de amêndoas cruas sem sal; 1 suco light de caixinha com 2 torradas integrais; um capuccino com leite desnatado. 
     

    9º semana: mastigue, mastigue e mastigue 

    Quanto mais você mastigar os alimentos, melhor para a digestão e para espantar os quilos extras. A saciedade tem a ver com o tempo que levamos para comer. A partir de 20 minutos de mastigação, o cérebro começa a receber mensagens de que o corpo já está satisfeito. Se terminar a refeição antes desse tempo, vai querer repetir o prato. 
     
    Tática: a cada garfada, descanse os talheres ao lado do prato enquanto mastiga. Você também pode contar o quanto mastiga cada garfada: 20 vezes é um bom número. 
     

    10º semana: 50% menos gordura 

    Você não vive sem batata frita? Não precisa eliminar da sua vida, mas também não dá para comer todo dia e ser feliz... Reserve as frituras para os fins de semana e corte a quantidade pela metade. 
     
    Tática: em casa, mude a forma de preparo. No lugar de mergulhar os nuggets e pasteizinhos na frigideira, leve-os ao forno. Faça o mesmo com o bife e os filés de peixe e de frango. 
     

     
    11º semana: verde antes de tudo

    Você pode comer folhas à vontade. São levíssimas e têm um montão de vitaminas e fibras. Um prato só de verdes antes do almoço vai ocupar seu estômago e você vai acabar comendo menos alimentos que engordam. Para temperar, use uma colher de chá de azeite com limão e pouco sal; mostarda; shoyu light, vinagre ou molho de iogurte. 
     
    Tática: rúcula, agrião, escarola, acelga e alface podem ser consumidos refogados, picadinhos nas sopas, na carne moída, no frango de panela, no recheio das tortas, massas e panquecas e até nos sucos (evite coá-los para manter as fibras intactas). 
     

    12º semana: jantar até às 20h

    Quando dormimos, o metabolismo desacelera e a gente consome menos energia. Quanto mais próximo da hora de dormir você jantar, maior o risco de armazenar gorduras. O ideal é comer pelo menos duas horas antes de ir para a cama: se isso acontece por volta das 22 h, jantar às 20h é uma boa pedida. 
     
    Tática: quando for impossível comer mais cedo, faça um prato mais leve, com salada, vegetais cozidos e carnes brancas magras, de preferência grelhadas, ou tome uma sopa de legumes, mas nunca deixe de jantar.
     
    fonte:http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/aliados-da-dieta/12-habitos-emagrecer-nao-engordar-nunca-mais-784468.shtml

    https://www.facebook.com/EGastronomie

    11/09/2014

    Receita

     
     
    Outra salada para no meu caso #operaçãovestido, mas serve para #operçãoverão, pois é leve, e de fácil preparo e rica em nutrientes essenciais para o organismo.
     
    
     
    Salada eGastronomie
     
     
     
     
     
    Ingredientes:
     
    Manga em cubos 1/2 xícara de chá
    Tomate 1 unidade
    Queijo 1/2 xícara de chá
    Alface cortado em tiras 6 folhas
    Manjericão para decoração
     
    Molho:
     
    Mostarda 1 colher de café
    Mel 1 colher de café
    Iogurte desnatado 1 colher de chá
     
     
    Modo de preparo:
     
    1- Higienizar os itens da salada, corta e misturar tudo usando o manjericão para decoração
     
     Molho:
     
    1- Misturar todos os ingredientes

    No próximo post eu explico os benefícios de alguns ingredientes das saladas.

    https://www.facebook.com/EGastronomie

    10/09/2014

    Dica

    Nas minhas pesquisas gastronômicas, encontrei no site COMENDO COM OS OLHOS, uma matéria que neste exato momento veio a calhar. Trata-se de uma matéria sobre erros comuns ao tentar fazer uma comida saudável, achei super interessante então vou compartilhar com vocês.

    Erros comuns ao tentar fazer comidas saudáveis  

    Muitas vezes vamos à cozinha para preparar uma refeição saudável, mas cometemos erros comuns que acabam com os nutrientes saudáveis.
    Para evitar prejudicar a salubridade das suas refeições, vamos citar sete dicas para você não perder mais a mão quando quiser preparar algo realmente saudável.



    1. Colocar óleo/azeite na água do macarrão

    Óleo ou azeite na água do macarrão evita que a massa grude. Mito! Além de dificultar a aderência do molho, o óleo remove determinados nutrientes da massa e acrescenta calorias extras na sua refeição. A dica é manter a água em constante ebulição para que a pasta esteja sempre em movimento. Mexa com frequência e esqueça óleo ou azeite.

    2. Cozinhar verduras e legumes


    Pare agora com a vontade de ter sua comida saudável pronta igual miojo e evite cozinhar verduras e legumes. Quando passados por este processo, muitos dos nutrientes como vitaminas e proteínas são perdidos na cocção. A dica é usar uma panela especial para fazer os alimentos ou cozinhar na grelha para manter o sabor e o valor nutricional.

    3. Descascar frutas e legumes


    É um erro grave porque a maioria das frutas e legumes retém nutrientes bem abaixo da casca. Sempre que possível consuma estes alimentos com a casca.


    4. Evitar sabores


    Não pense que uma refeição simples precisa ser poupada de sabores. Ingerir alimentos sem sabor pode fazer com que você tenha vontade de comer besteirinhas com mais gosto ao invés de aproveitar os sabores que a natureza te dá. Dica: invista nos temperos e especiarias como o manjericão e a pimenta do reino, que aumentam o metabolismo.

    5. Cozinhar com molho pesado


    Molhos como shoyo e teriyaki possuem um nível elevado de calorias. Quando for cozinhar, preste atenção na quantidade e use a medida necessária. Use a mesma tática com as saladas. Quando possível, use molhos de baixa caloria, sódio e teor de gordura.

    6. Comer sempre a mesma coisa


    Independente da comida, comer as mesmas coisas sempre pode te fazer perder o apetite por alimentos saudáveis. Evite perder esta motivação mudando sempre que possível os alimentos que consome tentando diferentes métodos de cozinhar. Dica: faça suas próprias receitas!


     
     
     
    http://comendocomosolhos.com/erros-comuns-ao-tentar-fazer-comidas-saudaveis/

    09/09/2014

    Salada

    E lá vamos nós mais uma vez com a salada.
     
     Salada  Refrescante
     
     
    Ingredientes:
     
    Tomate - 1 unidade
    Queijo branco - 50g cortado em cubos
    Tâmara - 3 unidades
    Couve - 5 folhas cortada em tiras
    Folhas de manjericão q/b
    Castanha - 1 unidade
     
     
    Modo de preparo:
     
    1- Higienizar a couve, o tomate e o manjericão.
    2- Cortar a couve em tiras, o tomate em meia lua, o queijo em cubos
    3- Juntar tudo em uma tigela, colocar a tâmara, adicionar as folhas do manjericão para decorar e por cima ralar 1 castanha.
     
     
    https://www.facebook.com/EGastronomie
     
    

    08/09/2014

    Receita

    Entrei na neura de quase todas as mulheres que não estão contentes com o próprio peso, quero e preciso emagrecer, tenho um casamento para ir daqui 1 mês e minha meta de perder 5kg parece difícil de alcançar, ficaria feliz se conseguisse pelo menos 3kg. Então já que eu já faço atividade física precisei mudar minha alimentação, parte difícil já que eu amo comer, meu jantar passou a ser salada e um grelhado. Vou compartilhar com vocês algumas receitas de saladas ao longo desse mês e no final conto se tive sucesso ou não. kkk

     
     
    Salada verão
     
    Ingredientes:
     
    Agrião q/b
    Repolho 1/2 xícara de chá
    Cebola roxa 1/2 unidade pequena
    Pimentão vermelho 1/4 unidade
    Manga 1/2 xícara de chá
    Folhas de manjericão para enfeitar
    Castanha do Pará 1 unidade
     
    Molho:
     
    Iogurte desnatado 2 colheres de sopa
    Manjericão picado 1colher de café
    Azeite 1 colher de café 
     
    Modo de preparo:

    1- Lavar e higienizar os ingredientes da salada.
    2- Cortar a cebola em cubos e acrescentar água quente por 15 minutos (ajuda a tirar o sabor forte da cebola).
    3- Cortar o repolho em tiras pequenas, a manga em cubos e o pimentão em tiras pequenas.
    4- Misturar tudo em uma tigela, decorar com a castanha ralada e as folhas de manjericão.


    Modo de preparo do molho:

    1- Misturar tudo e servir por cima da salada.



    https://www.facebook.com/EGastronomie