30/10/2012

Chef Celebridade 2

 Continuando com nossos chefs celebridades, temos o gringo Jamie Oliver.








Jamie Oliver,  chef de cozinha nReino Unido, é conhecido pelo uso de alimentos naturais e orgânicos e por seu trabalho recente em mudar hábitos alimentares nas escolas britânicas.
  Seus pais tinham um pub, típico bar inglês, chamado The CricketersCom 16 anos entrou na escola de culinária de Westminster e começou a trabalhar com o chefe londrino Genaro Contaldo, que considera seu mentor na culinária.
 Sua primeira aparição na televisão foi em 1996, quando foi descoberto por uma produtora enquanto trabalhava em um restaurante. Ela viu-o num documentário e imediatamente reconheceu seu potencial. Duas das temporadas de The Naked Chef foram feitas em 1998 e 1999.Seu programa de maior sucesso em todo mundo foi Oliver’s Twist, seguido de séries especiais, como os programas sobre sua viagem à Itália, e sua cruzadas pela boa alimentação
 Um dos projetos de maior repercussão foi o restaurante Fifteen, destinado a dar oportunidade de treinamento e carreira na gastronomia a jovens com desvantagens sociais, que foi acompanhado por um documentário na televisão. Também sua cruzada por alimentos orgânicos e naturais e por uma reforma no sistema da merenda escolar nas escolas britânicas, baseados até então em alimentos industrializados e fast-food, que ele propôs trocar por refeições balanceadas, naturais e ricas em verduras e fibras, foi polêmica e trouxe notoriedade e respeito por sua pessoa.

 Prêmios

Por seus esforços em prol da sociedade, foi indicado em 2003, como Membro do Império Britânico pela rainha Elizabeth II..

Extras

Escreveu diversos livros ilustrados sobre culinária, entre eles: 

 * The Naked Chef 
 * The Return of the Naked Chef
 * Happy Days with the Naked Chef
 * The Naked Chef Takes Off
 * Jamie's Kitchen
 * Jamie's Dinners
 * Jamie's Italy
* Jamie at home
* Revolução na Cozinha: Qualquer Um Pode Aprender a Cozinhar em 24 Horas (Jamie's Food Revolution: Rediscover How to Cook Simple, Delicious, Affordable Meals)



Além dos seus livros que estão a venda no Brasil, Jamie Oliver também tem a venda seu  pilão, utilizado em seus programas.

29/10/2012

Chef Celebridade

Chefs celebridades são aqueles que, como o nome sugere, estão na mídia e que boa parte das pessoas conhecem seu trabalho. Esses chefs possuem programas, fazem comerciais, tem livros publicados ou até mesmo diversas reportagens.
 Pretendo nessa semana citar alguns que, provavelmente, vocês já ouviram falar.

Vou começar falando sobre o Edu Guedes. Sim é meio estranho começar a falar justamente dele, porém ele possui um passado gastronômico até que curioso.

Receitas do Edu Guedes 
  
Perfil:

 O Chef Eduardo Guedes nasceu em São Paulo em 18 de maio em 1974. Cursou faculdade de Administração de Empresas na FMU-SP. Estudou gastronomia em Bologna, na Itália.
 Profissionalmente, ingressou neste ramo há 11 anos com o projeto da sorveteria Stuppendo, no bairro de Moema, em São Paulo. A Stuppendo é uma Sorveteria Italiana, fundada em maio de 1996, que utiliza maquinário de produção, matéria-prima ( FABBRI), de origem italiana, frutas frescas e açúcar orgânico em suas receitas.
 Em 2001, Eduardo Guedes foi convidado a fazer parte do programa Note e Anote. Durante 3 anos preparava pratos diferenciados e colocava em prática todos os conhecimentos no estúdio como em matérias externas.
  Em 2004, a convite de Paulo Henrique Amorin, passou a fazer parte do programa Tudo a Ver com o quadro Tá na mesa. Nele preparava pratos práticos e com um custo viável. Em agosto de 2005, passou a formar  o trio de apresentadores do programa Hoje em Dia ao lado de Ana Hickmann e Britto Jr.

 Prêmios Conquistados:

 * Melhor sorvete – Veja São Paulo 1998/1999/2000;

Spatula D’Argento – Rimini, Itália, 1997.

 Extras:

 Linha de Tupperware
















 Livro Delícias do Brasil

Edu Guedes lançamento livro em São Paulo. Foto: Fábio Guinalz/AgNews


Livro: A cozinha Criativa de Edu Guedes

28/10/2012

Receita



Aproveitando que estamos em época de jabuticaba, preparei uma receita de mousse de Jabuticaba super rápido e simples de fazer.




Ingredientes:
200 ml de suco de jabuticaba coado
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
1 envelope de gelatina incolor



Modo de preparo:

1- Dissolva a gelatina conforme instruções do fabricante.]
2- Coloque no liquidificador o suco, a gelatina, o leite condensado e o creme de leite. Bata até ficar homogêneo.
3- Coloque em um recipiente e leve para geladeira até firmar (aproximadamente 40 minutos)

24/10/2012

Curiosidades


Hoje contarei a história do docinho de festa mais querido das pessoas: o BRIGADEIRO.

O brigadeiro foi inventado no Brasil depois da Segunda Guerra Mundial ( 1939-1945).Naquele tempo, era muito difícil conseguir leite fresco e açúcar para fazer as receitas de doces. Descobriram que a mistura de leite condensado e chocolate resultava em um docinho bem gostoso. Ainda faltava dar um nome para o novo doce.

Na mesma época, aconteciam as eleições para presidente do Brasil (1945), e um dos candidatos era o Brigadeiro Eduardo Gomes. 
Na campanha, ele utilizava propaganda engraçada que ficou na boca do povo:" Vote no Brigadeiro que é bonito e é solteiro"
                                                                                                                                                                                              
Suas eleitoras batizaram o novo doce em homenagem ao candidato e as mulheres que trabalhavam na campanha, em vez de distribuir 'santinho', distribuíam o docinho para ganhar votos.

O brigadeiro é conhecido fora do país como "trufas brasileiras", e hoje já existe até brigaderias que produzem brigadeiros de diversos sabores como pistache, cachaça, canela, black label, paçoca entre outros sabores e também o brigadeiro tradicional.

Dica

Vamos falar de um dos ingredientes mais fáceis e rápido de utilizar na cozinha: a GELATINA.
Ela pode ser em pó, em folha ou ágar-ágar.
Sua reconstituição varia de acordo com o tipo:

* Em pó:
- sua proporção é de 1:5 ( uma parte de gelatina para cinco partes de água).
- polvilhar a gelatina sobre o líquido e deixar hidratando por 10 minutos.
- dissolver em banho maria após os 10 minutos.

* Em folha:
- demolhar em água fria.
- escorrer e adicionar a produção.              

* Ágar-Ágar:

- dissolver em metade do líquido frio.
- ferver por 2:30 minutos.
- adicionar líquido restante.
- usar imediatamente.

13/10/2012

Dica

Hoje, irei dar algumas dicas para vocês escolherem o melhor peixe para suas receitas.

- Cheire o peixe: este deve ter um aroma 'de mar' fresco e limpo, próprio do peixe. Odor muito forte é uma indicação que o peixe está velho ou de que não foi manuseado e armazenado de forma adequada.

- Passa a mão pela pele: esta deve ser lisa e úmida. As escamas, se houver, devem estar bem presas ao corpo e brilhante.

- Verifique os olhos: devem estar claros e arredondados. À medida que o peixe fica velho, os olhos começam a perder umidade e afundam.


- Cuidados na compra: observe se o peixe está conservado adequadamente no momento da compra, não sendo aconselhável adquiri-lo se estiver fora do gelo, exposto ao sol ou a insetos.


- Verifique as guelras: devem ter cor vermelha ou castanha, sem traços de coloração cinza ou marrom, e devem estar úmidas e frescas. O tom exato de vermelho vai depender do tipo do peixe.

- Aperte a carne: deve estar firme e elástica; se ficar marca visível do dedo, o peixe não está fresco.

-Verifique a barriga: não deve haver sinais de 'queimadura'- manchas ocorrem quando as vísceras não foram retiradas logo; as enzimas do estômago começam a comer a carne, fazendo com que esta descole dos ossos. A carne não deve apresentar quebras ou rasgos.

11/10/2012

Receita

Bom hoje colocarei a receita da minha janta, a foto colocarei mais tarde ou amanha, por enquanto deixarei somente a receita.
 Robalo em crosta de erva com purê de banana e molho cítrico.
 Ingrediente

1 filé de robalo
2 fatias de pão de forma sem casca
salsinha q/b
cebolinha q/b
raspas de 1 limão siciliano
dill fresco q/b
azeite q/b
sal q/b
pimenta do reino q/b

Modo de preparo do robalo

1- Fazer uma farofa com o pão de forma, ralando ou picando na ponta da faca.
2- Acrescentar as ervas picadas finamente, as raspas de limão, azeite sal e pimenta. ( deve ficar com textura de uma farofa seca e com coloração verde).
3- Temperar o peixe com sal e pimenta.
4- Colocar a farofa sobre a parte superior do filé e levar ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 20 minutos.


 farofa

Purê de banana

2 bananas nanicas
30 ml de creme de leite
manteiga q/b
sal  q/b
pimenta  q/b

Modo de preparo

1- Envolver a banana nanica no filme plástico.
2- Cozinha a banana (com o filme) até estarem macias
3- Retirar as bananas do filme plástico,retirar a casca e amassar a banana com garfo.
4- Numa panela colocar a manteiga a banana e o creme de leite, mexer até chegar na consistência desejada.

Molho cítrico

suco de 1 limão tahiti
suco de 1 limão siciliano
suco de 1 laranja bahia
30g de mel

Modo de preparo

1- Colocar todos os sucos e o mel em uma panela.
2- Deixar reduzir até o ponto desejado.



10/10/2012

Curiosidades

Leite Condensado

A história do leite condensado começa em 1867 com o americano George H. Page, proprietário da empresa Anglo Swiss Condensed Milk iniciando na cidade de Cham na Suíça, a fabricação de leite condensado, utilizando o leite abundante produzido no país. A sociedade Nestlé, por sua vez, iniciou a fabricação de leite condensado logo em seguida
Os primeiros carregamentos de leite condensado chegaram aqui no Brasil em 1890 e era uma alternativa ao leite fresco, cujo abastecimento era problemático. O produto da The Nestlé and Anglo Swiss Condensed Milk Company era vendido nas drogarias e, inicialmente, seu nome era Milkmaid. Mas as pessoas tinham dificuldade para pronunciar esse nome e passaram a chamar de o "leite da moça", referindo-se à ilustração da camponesa.
 Quando a Nestlé abriu sua primeira fábrica no país, em  1921, na cidade de Araras, em São Paulo e começou a produzir o produto, optou pelo nome criado espontaneamente, Leite Moça. Somente durante a Segunda Guerra Mundial as donas de casa passaram a utilizá-lo  em doces e sobremesas.
 Em 1955, o rótulo de Leite Moça, em sua parte traseira, passou a indicar o produto para uso culinário ou doméstico na preparação de diversos pratos. No ano de 1962, o rótulo do produto trazia suas primeiras receitas: Pudim e Doce de leite.

Fonte: apostila Confeitaria Brasileira FMU

01/10/2012

Curiosidades

 História do Sanduíche 

Reza a lenda que o criador do sanduíche foi Leonardo da Vinci, (sim, isso mesmo, o pintor), além de pintar ele também inventava e cozinhava. Leonardo escreveu no seu diário a seguinte frase: "Tenho pensado em colocar uma fatia de pão entre dois pedaços de carne. E o que aconteceria se fizesse o inverso: colocar a carne entre dois pedaços de pão? Que nome se daria a esse prato?" Mais tarde, preocupado com a alimentação do povo que trabalhava no campo, pegou dois pedaços de polenta seca e colocou um pedaço de carne no meio. Mas ainda não tinha um nome próprio esse tipo de refeição.
Depois, em 1762, Lord John Montagú Sandwich, um viciado em jogos de carta, pediu ao seu criado que preparasse algo fácil de comer e que não necessitasse que seu jogo fosse interrompido. Seu criado, sem saber o que fazer, preparou dois pedaços de pão com um pedaço de presunto ao meio. O Lord adorou a novidade e pedia sempre que essa iguaria fosse preparada para seu jantar. E em homenagem deu-se o nome de Sandwich a essa preparação.




Fonte: apostila de Garde Manger-FMU